HISTÓRIA DO UTILITARISMO

O utilitarismo é bastante conhecido pelas famosas calças cargo e por diversas outras peças de roupa que possuem como principal característica a presença de vários bolsos. A história do utilitarismo começa em 1910, no período da grande guerra ou primeira guerra mundial, nesta época, os homens usavam o casaco de trincheiras (trench coat de hoje) na guerra, na cor azul marinho, pois na época, não havia o conceito de camuflagem.

Com a ausência dos homens nas cidades, as mulheres assumiram o trabalho, tendo que usar roupas um pouco masculinizadas, ocupando o lugar destes homens. Não havia mais o uso do espartilho e as saias diminuíram de tamanho, embora as mulheres ainda usassem meias calças para não mostrar as pernas.

Com o advento da guerra, os tecidos ficaram escassos na Europa e qualquer tipo de tecido poderia ser aproveitado, por isso era comum existir roupas em tecidos pesados como a lona. Em 1940, na segunda guerra mundial este estilo militar volta e desta vez é possível ver roupas com a presença de muitos botões frontais, além de ombros estruturados e uma silhueta alinhada.

Balmain resgatou o estilo militar com ombros marcados, muitos bolsos e casacos estruturados, Yves Saint Laurent lançou uma coleção inspirada nas expedições às savanas.

Nos anos 1990, o militarismo veio com força total, onde o verde militar e as calças cargo ganharam destaque, entretanto, estas calças cargo eram bem mais volumosas pertencendo ao estilo mais street.

O militarismo acabou sendo tendência em várias estações durante o percorrer dos anos e nas últimas tendências o militarismo passou a ser chamado de utilitarismo pois não se trata mais de um estilo militar, mas um estilo utilitário por sua praticidade de haver bolsos na sua modelagem, além disso este tipo de roupa não é apenas usado por militares, mas por outras profissões como arqueólogos, fotógrafos, pescadores, dentre outras profissões que requerem o uso de pequenos equipamentos que são carregados nos bolsos.

Anúncios

UTILITARISMO REPAGINADO 2021

Agora nas tendências primavera verão 2021, o utilitarismo vem em uma versão repaginada, onde os tradicionais bolsos laterais das calças cargo são transportados para a frente, ou seja, são bolsos frontais, além de vir em tecidos leves e nobres como o linho, assim como na tendência de 2018-2019. Os casacos são mais fluidos e diferentes da rigidez dos tecidos das épocas das guerras. Podemos ver este estilo em calças, camisas, vestidos e macacões. Podemos resumir que o estilo utilitarista foi o resultado da inserção da mulher no mundo do trabalho, na próxima vez que você olhar para uma calça cargo, lembrará desta vitória feminina!

Confira mais informações no vídeo abaixo:


Posts relacionados:

Posts mais recentes:

Me siga no instagram:

@raquelrochamoda

Entre em contato

Raquel Rocha
Teresina, Piauí

modacomraquelrocha@gmail.com

Publicado por moda com Raquel Rocha

Sou consultora em imagem e estilo, design de acessórios e Antropóloga, por isso me interesso pelo que as pessoas vestem em diferentes culturas e gosto de viajar para conhecer hábitos e costumes diferentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: