SAPATOS ELEGANTES

As mulheres possuem uma gama infindável de modelos de sapatos, entretanto, existem modelos que são considerados os mais elegantes, aqueles que complementam uma roupa mais chic para serem usadas em ocasiões mais formais ou mesmo especiais. Vamos conhecer quais os modelos ou tipos de sapatos mais elegantes e um pouco de suas histórias agora.

1- SCARPIN

A palavra scarpin veio de scarpino que deriva da palavra scarpa que significa sapato, foi popularizado por Dior em 1947, este sapato foi introduzido no estilo “new look” da época e que introduziu uma nova moda para as mulheres no período pós guerra. O scarpin é o sapato clássico mais conhecido, seu salto mede de 4 a10 centímetros, sendo um sapato que sempre esteve associado à elegância, este é utilizado em vários looks.

2- MOCASSIM

O mocassim é um clássico da moda, foi criado pelos índios norte-americanos no século XVIII, migrando depois para a Europa no século XIX como opção aos sapatos pequenos e apertados da época, eles eram feitos de couro e sem salto, seu estilo era rústico e com a famosa costura em U. Em 1950, Elvis Presley, virou o embaixador do mocassim, que ganhou fama e popularidade, mais tarde Michael Jackson consolidou o mocassim na moda masculina e assim como a calça comprida e o blazer, o mocassim também passou a fazer parte do guarda-roupas feminino.

Elvis Presley e Michael Jackson

3- STILETTO

O stiletto é um sapato parecido com o scarpin, sua diferença está no tamanho do salto que mede acima de 10 centímetros, por isso também é conhecido como salto agulha, muito popular hoje em dia, o interessante é que este sapato foi inventado após a primeira guerra mundial e era feito de ferro, sendo proibida sua entrada em alguns locais para não danificar o chão. Hoje, o stiletto é considerado um sapato de muita elegância, sendo um dos favoritos para ir a uma festa luxuosa, como formaturas, aniversários e réveillons de final de ano.

4- SLINGBACK PUMP

Este calçado é de extrema elegância, sendo perfeito para ocasiões formais, como grandes reuniões de empresas ou outras formalidades, é um sapato muito apreciado por executivas mas não impede que usemos a slingback em ocasiões com menos formalidades. Os pumps são sapatos que parecem um scarpin mas que possuem características que o diferenciam do scarpin, como a plataforma na parte da frente. O modelo se popularizou com a Chanel e foi um clássico dos anos 50 e 60.

5- D’ORSEY PUMP

Vindos do estilo ladylike, estes sapatos são caracterizados por serem fechados na frente e no calcanhar, com aspecto semelhante ao scarpin, com aberturas nas laterais que, dependendo do modelo, pode ser aberto em um dos lados e fechado no outro ou aberto em ambas. O d’orsey é um sapato elegante e sofisticado e que é um dos queridinhos na hora de compor looks elegantes.

6- ANKLE BOOTS

O nome já diz ANKLE quer dizer tornozelo e BOOTS quer dizer bota, por isso este sapato é uma botinha que tem o cano no tornozelo. Elas começaram a parecer no mundo das passarelas em 2007 e até hoje reinam no mundo dos sapatos elegantes. Existem várias versões de ankle boots, como a versão que tem a ponta aberta, que se chama “open boots”, mas a versão clássica é toda fechada, sendo uma opção de sapatos elegantes mais modernos.

Confira mais informações no vídeo abaixo:

Posts relacionados:

Posts mais recentes:

Entre em contato

Raquel Rocha
Piauí, Brasil

modacomraquelrocha@gmail.com

Publicado por moda com Raquel Rocha

Sou consultora em imagem e estilo, design de acessórios e Antropóloga, por isso me interesso pelo que as pessoas vestem em diferentes culturas e gosto de viajar para conhecer hábitos e costumes diferentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: