SUB-ESTILOS: CONHEÇA A MODA DE SUBCULTURA

Os sub-estilos também podem ser chamados de moda de subculturas e se referem a determinado estilo adotado por um grupo específico e que contém peças e acessórios bem diferenciados e marcantes. Você certamente já ouviu falar em estilo retrô, boho e rocker, mas talvez não consiga identificá-los no dia a dia em sua totalidade. Confira abaixo os principais sub-estilos:

1- LADYLIKE

Este estilo te um ar dos anos 1940, tem como referência o Newlook da Dior, onde sua marca principal são as saias volumosas no comprimento midi com cintura bem marcada. A mulher do estilo ladylike gosta de graciosidade no look usando acessórios bem discretos como pérolas, também costumam gostar de coque nos cabelos, além disso, gostam de usar salto ou sapatilha, muitas vezes com bico redondo e as saias podem ter estampas e podem ser chuchu ou plissadas, o que mais vai caracterizar este estilo é o volume das saias.

New look de Dior
modelo Regiane Morais consultora em imagem e estilo

2- BOHO

Este estilo surgiu nos anos 1970 e as vezes é confundido com o hippie chic, mas o estilo boho tem como característica a mistura de várias influências culturais, mesmo tendo uma pegada hippie, o boho conta com estampas mexicanas, peruanas, indianas, florais, roupas e acessórios com franjas, botas e bolsas de couro na sua forma rústica e cor natural, vestidos longos, calça flare, acessórios em palha, como as famosas bolsas de palha que já foram e ainda são tendência, colares de corda e outros acessórios artesanais.

3- UTILITARISMO

É um estilo de peças funcionais, que tenham muitos bolsos, cordões, cores como o verde militar, cáqui, cinza, preto e cores que lembrem natureza. O utilitarismo foi tendência em 2019, mas é um estilo que pegou, apesar do vai e volta das tendências, este estilo se firmou para muitos. Está presente em calças cargo( sua principal marca), casacos, camisas, macacões e vestidos, todos com muitos bolsos. Antes era chamado de militarismo por sua história ter iniciado no período da guerra, quando as mulheres tiveram que assumir as responsabilidades masculinas e tiveram que usar roupas mais militarizadas, com ombros marcados e casacos estruturados, pela escassez de tecido devido as privações da guerra, além de este tipo de roupa ser mais funcional para estes trabalhos, quando a guerra passou, este estilo foi resgatado pela Balmain e tempos depois Yves Saint Laurent criou uma coleção inspirada em expedições nas savanas, contando com roupas com muitos bolsos. O utilitarismo passou a ser um estilo incorporado em muitas profissões como pescadores, fotógrafos, arqueólogos, dentre outros que precisam carregar muitos equipamentos pequenos em bolsos.

estilo militar da década de 1940

4- RETRÔ OU VINTAGE

Quem gosta deste estilo costuma frequentar brechós, e tem como inspiração a icônica atriz Audrey Hepburn. Vale lembrar que retrô é uma peça nova baseada em um modelo antigo e vintage é a própria peça antiga. As mulheres deste estilo gostam de acessórios como óculos com design mais antigo, estampa de poá, camisetas de marcas antigas como a coca-cola, sapatos mules, Oxford, modelos boneca e mary jane e a gola peter pan, a principal marca deste estilo, claro que se deve escolher uma época para seguir. Hoje vemos a existência do retrô-moderno presentes em calças mom e slouchy jeans que tem como referência as modelagens de calças dos fins dos anos 80 e início dos anos 90.

sapato oxford
sapato boneca
sapato Mary Jane
Taylor Swift

5- ROCKER

O rocker é diferente do punk, pois enquanto este se caracteriza pela extravagancia e exageros de jovens com espírito de rebeldia, com seus cabelos moicanos coloridos e calças destroyed, o estilo rocker traz mais leveza nas roupas. Neste estilo se utiliza peças mais pesadas com peças delicadas tornado o look mais elegante. As peças de couro, principalmente jaquetas com tachas é a principal característica deste estilo, também as camisetas T-shirt e regata com imagens de bandas de rock também fazem parte deste e a cor preta é essencial, portanto, o look total black se encaixa perfeitamente no estilo rocker, que aliado a calça de modelagem skinny e botas ou ainda scarpin preto, dão um ar mais sofisticado a este estilo.

Confira mais informações no vídeo abaixo:

Posts relacionados:

Posts mais recentes:

Entre em contato

Raquel Rocha
Piauí, Brasil

modacomraquelrocha@gmail.com

Publicado por moda com Raquel Rocha

Sou consultora em imagem e estilo, design de acessórios e Antropóloga, por isso me interesso pelo que as pessoas vestem em diferentes culturas e gosto de viajar para conhecer hábitos e costumes diferentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: