COMO CUIDAR CORRETAMENTE DE SUAS ROUPAS

Você sabe como preservar roupas e calçados de forma que elas durem mais tempo? Uma dica é que você sempre deve saber a composição do seu tecido para saber a melhor maneira de cuidá-lo, para ter essa informação, olhe na etiqueta dentro da roupa, isso é importante porque a maioria dos tecidos possuem porcentagens diferentes de tipologias de fibras, como os atuais linhos, por exemplo, que na maioria das vezes apresentam 75% de linho e 25% de viscose, dentre outras porcentagens e tipos de tecido. E se você quer saber como cuidar melhor de suas roupas e calçados não deixe de conferir as dicas abaixo:

1- LINHO

Ao lavra peças de linho não use água quente porque degrada as fibras do linho e não use a secadora de roupas, prefira secar ao natural. Não use detergentes biológicos, porque as enzimas consomem proteínas e as fibras de linho são feitas de proteínas então, irá danificar. A lavagem à mão é a melhor opção, lave com sabão neutro em água morna ou fria, se for para a máquina, use a lavagem suave e com muita água e deixe secar ao natural. Ao passar sua peça de linho, utilize o ferro passando a peça ainda um pouco úmida.

2- SEDA

Esta dica serve para todos os tipos de seda, desde seda lisa, fosca, indiana, dentre outras. A seda é um tecido muito delicado e por isso requer muitos cuidados, começando pelo manuseio, pois se você tiver unhas grandes deve tomar cuidado para não arranhar algum fio e acabar danificando sua peça. Lave à mão, colocando de molho em sabão líquido neutro, deixe secar ao natural.

3- Lã

A cashmere tem a fibra mais longa e por isso dura mais, mas esta dica vale para todas as lãs. Você deve lavar na mão sem esfregar para não criar bolinhas, caso isso aconteça precisará remover delicadamente as bolinhas com o uso de um barbeador, mas para que isso não aconteça você deve colocar a lã  num saquinho para espremer e deixe secar ao natural.

4- Roupa preta

Roupas de cor preta devem ser lavadas separadamente de outras peças. Não lave suas roupas pretas na máquina pois pode danificar as fibras fazendo a peça desbotar. Lave separadamente de outras peças de roupas para que fiquem manchadas e deixe secar à sombra pois o sol pode causar desbotamento.

5- Tecido sintético

Aqueles tecidos sintéticos não estruturados, que não amassam podem ser lavados na máquina e no caso de você precisar lavar vários tecidos todos de uma vez só, o ideal é que você ponha sua peça dentro de um saquinho de pano para que esta não entre em atrito com as outras peças na máquina.

6- Couro sintético

O couro sintético na verdade não é couro e sim PLÁSTICO. Plástico quebra, racha e isto inevitavelmente acontecerá com sua peça de couro sintético, mas para que ele dure um pouco mais de tempo, você deve lavá-lo pelo avesso e claro, jamais na máquina e nunca na secar na secadora e nem ao sol, pois quanto menos luz ele pegar, mais vai durar.

7 Couro

Trench coats, gabardine, couro, estas peças precisam ser lavadas fora, na lavanderia porque são peças muito delicadas e podem ser completamente danificadas se você tentar lavar estas em casa. As peças de couro, quando bem cuidadas tem grande durabilidade, por isso são tão caras. Para que com o tempo o couro não endureça tanto, você deve passar um hidratante nele, isso vale tanto para peças de roupa quanto bolsas ou sapatos e guarde-os em sacos de TNT, pois os de plástico podem causar mofo e pode ser difícil de removê-lo depois.

Confira mais informações no vídeo abaixo:

Posts relacionados:

Posts mais recentes:

Informações de contato

Teresina, Piauí 64004-215
Brasil

Publicado por moda com Raquel Rocha

Sou consultora em imagem e estilo, design de acessórios e Antropóloga, por isso me interesso pelo que as pessoas vestem em diferentes culturas e gosto de viajar para conhecer hábitos e costumes diferentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: